O que é o Airplane Spotting?

· O airplane spotting é o estudo dos aviões, que inclui a descrição, história, a classificação (fabricante, família, modelo, registo etc.), a sua distribuição geográfica, a actividade em que são utilizados, importância histórica e o seu valor económico.

. Atribui-se a origem do airplane spotting ao Reino Unido que durante a II Guerra Mundial  e durante a guerra fria encorajou os cidadãos a se tornarem num "plane spotter" com o objectivo de prevenção, alerta e segurança sobre um possível bombardeamento e ou espionagem do inimigo. Importa referir que Inglaterra já possuia um conjunto de observadores de aviões muito antes da II Guerra Mundial, o Royal Observer Corps, que operou entre 1925 e 1995.

· Actualmente o "plane spotting" tem um caractér lúdico e uma pessoa que o pratique é conhecida como airplane spotter.

· Os spotters estudam e registam, através de fotografia, video, em formato electrónico e/ou em papel  todos os aspectos de vida das aeronaves: planeamento, construção, primeiro vôo, mecânica, matrícula, número de construção, companhia a que pertence/pertenceu a aeronave, pinturas especiais e a ocorrência de incidentes/acidentes;

· Estudam também a evolução das aeronaves e as semelhanças com os modelos anteriores e actuais, e a forma como as aeronaves poderão ser afectadas com a mudança futura.

· As aeronaves foram estimadas ao longo de história por causa da sua beleza, dos hábitos, e da importância delas com referência histórica e futura.

· A fotografia e/ou o video são utilizados frequentemente para documentar as aeronaves, assim como o registo em papel e ou electrónico dos vários movimentos através da "matrícula do avião".